TEST DRIVE
04/03/2018 15h00
TAMANHO DO TEXTO
Hatch tem um bom acabamento interno e motorização que não deixa na mão, além de um design elegante
O Argo não será o primeiro nem o último hatchback produzido pela Fiat, vale lembrar, que a Marca já teve modelos como o Tipo e o Stilo. Bem como, seus antecessores, o novo modelo segue aquele padrão italiano, ou seja, com muito estilo.
Produzido em Betim, Minas Gerais, o hatch tem um bom conjunto mecânico, tanto o 1.0, 1.3 e o 1.8 andam bem. Testamos as versões: Drive e Precision.
Perfil
O que faz a Fiat se diferenciar de outras montadoras, é o design. No Argo, não é diferente. Os designers da marca italiana conseguiram unir elegância com esportividade.
O capô é longo e tem vincos, que ampliam a sensação de pilotar um esportivo. Os faróis alongados unem a dianteira com a traseira, o que confere a sensação de dinamismo. Eles são de LED e marcam a identidade visual do modelo. A traseira tem para-choques bastante esportivos, o que o deixam com uma “cara agressiva”.
Por dentro, o Fiat Argo tem o painel divido em três níveis para dar amplitude. Ao centro tem uma ampla central multimídia de 7”, ela tem fácil manuseio e visualização. Nela é possível parear smartphones com sistema da Apple e Android, mas faltou um GPS. Os bancos são macios e confortáveis, além de o carro possuir diversos porta-trecos.
O volante tem conta com uma boa empunhadura e base achatada, além de uma faixa central na parte superior.
Performance
Em relação a performance, a Fiat comercializa o Argo em três motores: Firefly 1.0 três cilindros de 77 cv no etanol 72 cv na gasolina, Firefly 1.3 quatro cilindros de 109 cv no etanol e 101 cv na gasolina e E.torQ 1.8 de 139 cv no etanol 135 cv na gasolina. Ou seja, é potência para todos os “gostos”.
A transmissão é manual de cinco marchas, GSR por botões com cinco velocidades e automática de seis marchas.
Para ficar seguro a bordo, o modelo tem airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores. Além de ter: Controle Eletrônico de Estabilidade – ESC, Controle de Tração – TC, Assistência de Partida em Rampas, entre outros.
Mercado
Quem pensa que o mercado automotivo brasileiro é sem opção está enganado. Basta olhar para os de hatch, são tantos, alguns deles: Hyundai i30, Ford New Fiesta, Crevrolet Cruze Hatch, Volkswagen Polo, e agora, o Fiat Argo. Testamos as versões: Drive 1.3 (R$ 54.990) e Precision 1.8 AT6 (R$ 68.290).
Opinião
O Fiat Argo é uma boa pedida para quem quer comprar um hatchback. O ponto alto é o design, o carro é bem acabado, tanto por foram quanto por dentro. Aliás, o interior ficou “show”. Sim, há quem não goste da ampla central multimídia no meio do painel, mas ela permite parear smartphones, ou seja, está na vanguarda tecnológica.
O motor 1.3 vai bem. Na retomada e nas arrancadas o carro se comporta muito bem, mas o 1.8 é bem melhor, claro, tem mais potência, o que eleva a sensação de esportividade.
Ficha Técnica
Fiat Argo
ESPECIFICAÇÕES
Motor Firefly 1.3 e E.torQ 1.8
Cilindrada (cm) 1.332/ 1.747
Potência (cv x rpm) 101 cv (G) a 6.000 rpm / 109 cv (E) 6.250 rpm/ 135 cv (G) / 139 cv (E) a 5.750 rpm
Torque (kgfm x rpm) 13,7 (G) / 14,2 (E) a 3.500 rpm/
Alimentação Injeção Multiponto
Combustível Gasolina/Etanol
Tração Dianteira
Transmissão manual cinco marchas/ automática seis marchas
Freios Dianteiros A Disco ventilado
Freios Traseiros A Disco tambos
Pneus 175/65 / 185/65
Rodas 14"/ 15”
Direção Elétrica
Suspensão Dianteira Independente McPherson
Suspensão Traseira Eixo de torção
DIMENSÕES
Distância Entre Eixos 2.521 mm
Comprimento 3.998 mm
Altura 1.505 mm
Largura 1.980 mm
Peso 1.140 kg
Capacidade do Tanque 48 litros
Capacidade do Porta-Malas 300 litros